segunda-feira, 28 de junho de 2010

dois projectos ....


PROJECTO 1

Vou organizar uma tertúlia em torno de dois romances, publicados pelo autor Orlando Pinto.
Tomei conhecimento destes livros ao entrar na sua mercearia com a missão de comprar uma ' mini ' para o ladrilhador a quem eu estava a dar serventia na obra em casa do Pipa.
É assim a vida, traz-nos momentos bons, encapotados em manhãs de trabalho e calor.
A tertúlia irá decorrer na própria mercearia, pelo que não poderá ser muito elevado o número de participantes. A ideia é falar, falar, falar ... sobre os livros e o tema abordado, Moçambique nos idos anos 50/60 ... as suas tradições, as vivências de quem ido da Metrópole por lá andou.
Li e gostei ... do modo franco e genuíno, por vezes ' naif ' da escrita do Orlando, da sua preocupação com um relato que verdadeiramente nos transporte para ' lá ' , mais do que adequar em escrita o que apenas se vive numa África que muitos nunca conhecerão ou compreenderão.
O interesse desse final de tarde em Setembro, onde iremos ' viver ' com o autor aquilo que nos deu a ler, implica como é óbvio a leitura dos livros por parte de quem quiser estar por entre palavras, queijos e um bom vinho tinto!
São dois os romances e adquiri-los na mercearia faz parte do charme deles próprios. Onde ?
Aqui !
Mais tarde .. lá para meados de Setembro, uma vez que a data prevista é no dia 25 ( sábado ) daquele mês, veremos se conseguimos ' encher ' a casa !!


PROJECTO 2 ... ajudando a ACREDITAR !!!

Em tempos mais ou menos recentes, alguns colegas OFERECERAM-ME obras suas a fim de serem leiloadas, revertendo TODO o montante conseguido para a ACREDITAR.
Depois de ter pensado desenvolver a ideia através da página daquela Associação, cheguei a um impasse, fruto de questões técnicas. E porque o que verdadeiramente me interessa é angariar fundos para quem esteve por ali quando o sol me parecia escuro ... vou avançar com a ideia aproveitando o Facebook, onde parece que o mundo está 24 horas por dia.
Irei apresentar fotos e descrição da obra a leilão, e notas sobre o autor, com a licitação mínima inicial e prazos.
Os colegas e amigos que me ajudaram com a sua preciosa colaboração foram:
João Lopes e José Borges ( fotografia ), Nuno Marques, Isabel Mantas, Rui Décio, Maria João Monteiro, Giselle Reis, Alberto Santos, Paula Mascarenhas, Maria João Gamito, Bela Silva, Mats Kristiansson ( pintura ), Élio Oliveira ( escultura )
A qualidade da apresentação das obras é a possível, uma vez que foram fotografadas por mim e trabalhadas através do Picasa.
Os preços de licitação base foram por eles definidos, sem qualquer outra intenção que não a de tornar a aquisição aliciante.
Quem estiver interessado irá licitando por ali mesmo na minha página do FB, logo que o leilão se inicie.
No final ... quem tiver adquirido a peça procederá assim:

Acede a: http://www.acreditar.org.pt/ que é o endereço da ACREDITAR!
Faz um donativo/transferência para o NIB daquela Associação, seguindo as instruções na página inicial ( da qual irá receber um comprovativo ).
Feito o donativo, faz um PDF ou um scanner do comprovativo de transferência e envia para o meu email ( redjan@gmail.com ) combinando nessa altura o modo de entrega da peça adquirida. ( as peças estão neste momento na minha posse ) e para o email da Dra. Margarida Cruz, presidente da direcção da ACREDITAR: mc@acreditar.pt

Qualquer dúvida no processo ? redjan@gmail.com ou .... 93 9909278
Poderão também ligar para a ACREDITAR ( 21 7221150 ) a fim de se inteirarem desta ou outras iniciativas existentes.

Parece-me relativamente fácil e prático. A ideia de tudo isto é gerir a generosidade das pessoas minhas amigas, o interesse de adquirir obras de autores mais ou menos consagrados no mundo artístico mas... CONSAGRADÍSSIMOS em seu modo de ajudar.
E, last but not least .. poderão e deverão remeter à declaração de IRS este modo de solidariedade para com quem necessita.

A ver vamos no que dá !!

8 comentários:

Vitor disse...

…Pois é…cada um é para o que nasce…e tu, amigo meu, nasceste com um dom, dom esse só ao alcance dos predestinados para largos e longos voos…voas em palavras que o vento nos traz, em boas novas de fazer bem…e que bem tu isso fazes também! Lembra lá, aqui ao amigo aquando dessa tertúlia, e por alturas dela, que em datas sou uma desgraça…não quero perder, e perder-te em tão bom bocado pela certa!…e pelo face book vou passar, assim que por aqui acabar!

Abraço

redjan disse...

Vitor: faz-te ao caminho e passa no Largo 7 de Dezembro a comprar os livros. Aproveitas e almoças por estes lados connosco !
Abraço ....

JPN disse...

JanJan, em boa hora regressaste ás tertúlias das quais temos tantas saudades. Boa! Um grande abraço

redjan disse...

Joaquim ... esta será diferente, mais intimista pois o espaço é ... a mercearia. Mas acho que será ... uma enorme tarde. Seria fabuloso ter-te po lá ... !

Marta Ceitil disse...

Parabéns pelas iniciativas!
Quanto à tertúlia se estiver em Portugal, não vou perder, podes contar comigo.

Em relação à ACREDITAR como é que posso contribuir? Não devo ter dinheiro parar comprar os quadros, mas quero participar.

Beijinhos e mais uma vez Parabéns!

redjan disse...

Marta ... seria fantástica ter-te na Tertúlia ... mais ainda com a tua vivência real e íntima com África.
Quanto ao leilão .. há por lá fotos que deverão ter um preço acessível !
E se consultares a página da ACREDITAR .. verás que há outros meios de contribuir. Um dos pontos onde a presença daquela Associação é fortíssimo é no apoio a crianças dos Palop que enfrentam a realidade do cancro infantil..
Bjossss

Artur Guilherme Carvalho disse...

João,
O João Matos vai lançar um livro dele na Livraria Braço de Prata no próximo Domingo dia 4. Julgo que, juntando o Orlando, podemos reiniciar as Tertúlias. Por isso trata de organizar uma segunda para breve. Grandabraço, depois ligo-te
Artur

redjan disse...

Artur: Domingo, dia 4... estou em Lisboa e posso ir.
A tertúlia com o Orlando será na mercearia dele ... a do Matos .. pensa-se já de seguida!
Deal?