sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

nada de especial ....


... a não ser que vivo ali a parte que me toca de mundo, de povo e gente, de ideias inventadas, de cheiros cruzados, deuses vividos, medos escondidos, passos apressados, voltas trocadas, olhares sonhados. Nada de especial portanto. Gosto de entrar num café, do cheiro dele e do tamanho dos baldes em que o servem, de cruzar passos e olhares sem destino, gosto do trânsito e do eterno buzinar, do modo como atravessamos a estrada num caos organizado, gosto do ' walk vs don't walk ', e do tamanho dos edificios, do frio muito frio e do calor que não se aguenta, e dos cheiros a ' hot dog e kebab ' que nascem em triciclos de yuppies da nova alimentação, gosto dos parques que são parques, com gente que ali é gente, e os esquilos, é verdade, dos esquilos também, de turbantes, de barbas de judeu, de executivos de ténis, de fumadores que se amontoam em tertúlias de vão de porta. Gosto das filas intermináveis de táxis amarelos, de japoneses fotógrafos e de patinadores, das ruas com números e de números com avenidas, de parar na Times Square e embasbacar com a publicidade do mundo, a melhor, a mais cara, a mais luminosa, gosto das sextas feiras à noite, com aquela coisa de se ser de NY, de onde é o mundo todo, de me cruzar na rua com pessoas parecidas com outras pessoas, daquelas que conhecemos e que ali achamos que se cruzam com a nossa sombra também. Gosto de entrar pelo Madison Square Garden, de subir a 5ª, fazer a Broadway todinha, com direito a Little Italy, Village, Soho e Chinatown, gosto que de tanto andar me doam os pés e me encoste à porta de um Starbuck, balde de café numa mão, cigarro na outra, de especar no Ground Zero e reviver o indizível 9/11.. Enfim ... gosto sempre que entro naquela cidade, recomeço no ponto em que a deixei ... Apaixonado. Por dias sem igual ! E começa sempre assim .. por um pequeno almoço que me encanta ... e sem nada de especial . Apenas por ser dali .. talvez também porque acompanha com um Mocha Java e saber que a rua ali me espera. Para NY ser minha e eu dela!

22 comentários:

Anônimo disse...

João, pela primeira vez entendo perfeitamente o que vc escreveu, pois concordo com cada palavra!!!!!!!!! eu amo new york do mesmo jeito.......a respeito, a admiro, e a amo do jeito que ela é!!!!!!!e por mais que eu tenha vivido somente 6 meses direto e já tenha vivenciado alguns natais ,carnavais, Verões , primaveras, eu sei que ainda tenho muita coisa pra conhecer....muitos lugares pra caminhar.......ai que saudades!!!!!!!!e eu sei que vou ama-la do mesmo jeito quando a deixei......bjs

Carlos Lopes disse...

Um abraço, janjan. Roubei-te uma foto do outro blog e a "modelo" aprovou o texto. Que sorte!!! Outro abraço.

Clarice disse...

Soho... adorei!
NY é o máximo! Há cidades que dançam...

blimunda sete luas disse...

Que vontade de conhecer, um dia, quem sabe!... Está na lista, vamos lá a ver se é antes da reforma! :-)

Vitor disse...

Sitio prometido por ti, amigo…por muito que nos encham de N.Y.C., pela casa dentro, pela caixinha que mudou o mundo, nada melhor para conhecer a cidade dos encantos, que simplesmente nos deixar navegar em contos e palavras tuas, que “à tua maneira”e de mais ninguém, nos transporta em cada minuto por ti aí vivido, como se por lá estivesse-mos também!

Abraço…e as melhoras do filhote.

XR disse...

Ler isto dá vontade de lá ir ...

Ana GG disse...

É uma cidade que me provoca um certo fascínio. Se já tinha vontade de lá ir ainda fiquei com mais.
Quando viajo gosto de confusão de correria, de cores, luzes e cheiros. Deve ser porque vivo na paz do campo.

Um dia hei-de lá ir!

bjo

P.S. Com calma vou ler o resto. Gostei da tua forma de escrever.

redjan disse...

flá: ;-)

CL: rouba à vontade amigo, sei que lhes dás boom uso !

clarice: e dançamos nós com elas também !

bli: há-de ser antes da reforma sim. Avisa qd fores,.. vou também.

vitor: vamos lá então?

XR: vai lá ... é um mundo que fazes teu !

GG: Campo? Where ? E gostei que tenhas gostado... ;-)

Ana GG disse...

Campo a 8 Km da pérola que é Albufeira (bahhhh). Mas não ssou de cá, vim ver a bola e já cá estou há 20 anos. Gosto do sítio, é sossegado. Consigo acordar como o cantar dos pássaros e vejo verde quando abro a janela.

Escreves mesmo bem ó pá!

;)

redjan disse...

GG: Bem ... se já lá vão 20 anos... é porque o jogo meteu prolongamento e penalties ...
Quanto ao verde ao abrir a janela ... muito romântico, ecológico e isso tudo .. mas não seria melhor ver ... ENCARNADO? Com águia e tudo?

PS: escrevo normal ... o café + gelado + cigarros é que te influenciam! ;-)

Ana GG disse...

Por acaso também sou do Benfica (não sei bem por quê, em casa eramos todos do Benfica para contrariar o meu pai).

Prefiro ver este verde, para vermelho já me chegaram os anos em que aíestudei. Mas também gosto de Lx, gosto de a visitar.

redjan disse...

E quando visitas Lisboa .. vens pela estrada que passa por S. Pedro ? Acaso é isso?

Ana GG disse...

S. Pedro, o gajo que manda a chuva ou S. Pedro a terra/sítio?
Não percebi!? Explica por favor, estou a sentir-me loura.

redjan disse...

Dear Blondie GG: S. Pedro .. o do Estoril, ali nas cercanias de Cascais, coisinha antes de chegar ao Estoril himself! Com rotunda gigante e posto da BP e tudo !!!

Ana GG disse...

Ahhhhh!!!!!
Calculei, mas o "acaso é isso" baralhou-me.
Geralmente não passo por esses lados. É mais centro mesmo. Sabes que o pessoal do campo quando sai aproveita para se cultivar, stressar nas filas, inalar os gases dos escapes...

redjan disse...

Mas .... aqui há ' escapes ' .. são é mais saudáveis !!!

Ana GG disse...

"Escapes" saudaveis...quem sabe, já naa me surpreende!

Anônimo disse...

joao :)

XR disse...

GG e redjan, perdoem-me a intromissão nessa animada troca de galhardetes ... há de facto um escape óptimo na zona "da Linha": a Guia. Sempre que posso dou uma escapadinha até à esplanada da confeitaria para um cafézinho com aroma a maresia, com amigos ou um bom livro ;)

redjan disse...

XR: Been there done that ! Nice place indeed !!

Ana GG disse...

Espaço de aluguer: XR

Esbocei um sorriso...moro pertinho de uma Guia, menos poética esta...dos frangos! :)

redjan disse...

GG: Dos franguinhos canitas ? Geeeeeeee ... adoro !!!!!!