quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

inevitável ...


... falar do homem do momento. Tomou posse como presidente dos Estados Unidos e isso era por si só coisa de dar enredo a postagem de blogue que se preze de não andar no alheio total da realidade. Ser o 1º negro a fazê-lo dá-lhe, para além de estatueta na curiosidade estatística, um factor extra de análise pelo mundo glutão pronto a julgá-lo, assobiá-lo, analisá-lo, apalpá-lo, criticá-lo, abraçá-lo e todas as coisas acabadas em ' á-lo 'de que nos possamos lembrar. Resolvi imaginar o que seria se lhe juntasse um dado mais para influenciar juízos acerca da sua capacidade para o cargo. Tomada uma das primeiras, senão a primeira das suas decisões, a suspensão por quatro meses de todos os julgamentos em Guantánamo, surgiu-me então aquele que seria por certo o desafio supremo, a exigência sublime, para Barack XLIV.

E se Barack governasse assim em Portugal? Suspendendo um julgamento de semelhante projecção ?

Péssimo inicio. PÉSSIMO. Começar a governação pondo em prática promessas eleitorais ? Mau ... Que é que esse gajo quer, quem pensa ele que somos ? Totós ? A oposição. até aí histérica a requerer tal suspensão, dava um salto de rabo para a pila e começava a infernizar o ambiente, que assim não... que era prematuro e bláblá e que mais que também, que pelo menos devia adiar a coisa, sei lá, uma comissão de inquérito, um referendo, um telefonemazinho a Bruxelas a, pelo menos e devido à grandeza da coisa, solicitar uns cobres extra para ajudar à hercúlea tarefa. Aturdido, atónito, quiçá meio apalermado, mal sonharia o marido de Michelle que o pior no entanto estaria para vir. Dando sequência à ordem presidencial, a máquina administrativa punha-se em campo e descobria, com espanto e pela primeira vez, que de todos os julgamentos ora suspensos nenhunzinho tinha dado um passo de jeito em frente sequer, tabelavam por entre recursos, adiamentos, repetições, incidentes de suspeição, arguidos doentes, arguidos ausentes, advogados eloquentes, sessões dementes. Mesmo com a ' Judite ' ao barulho e a contratação de investigadores a recibo verde ... levaria pelo menos o dobro do tempo da suspensão decretada só para desencantar por onde andariam aqueles processos e julgamentos que o nº 1 queria em águas de bacalhau, por falar nisso, no bacalhau, o Natal está aí não tarda, só falta o Carnaval, a Páscoa e o Verão ... e o homem quer a coisa a mexer , quer rebentar com o pessoal, não respeita ninguém, nem os trabalhadores, os processos, vê lá tu, o que ele foi desenterrar, mais ainda para os suspender, ainda se fosse para guisar com batatas e mandar ao constitucional, por falar nisso, esta josta de ideia deve ser inconstitucional, já falaram com o moço da voz fininha? .. ele que bote falação, se não ajudar pede-se ao professor, não a um qualquer que eles andam que nem nos vêem, pede-se mesmo é ao prof. Sousa que o que ele disser está dito e bem de certeza.

À segunda e terceiras medidas Barack já teria percebido que entre os doze trabalhos de Astérix e ser o 44º, 1º em cor, de Portugal, antes aqueles que este, saltinho ao google por certo lhe traria novas, que não frescas nem boas, já o César, Julio de nome primeiro, tinha mandado capangas para este local e o recado de volta .. ' que não fazíamos amor nem saíamos de cima. ... ' não o animara a conquistas posteriores. A 4ª, medida bem entendido, dar com o Terreiro do Paço e fazer-se à estrada, que é como quem diz. Tejo e Atlântico, que se faz tarde e ainda o esperam para jantar.

Sorte. A do homem do momento. É bom no que faz e não lhe tocou no sorteio jogar na liga Sagres. Que faça por eles, pelos desgraçados dos americanos que ninguém grama mas a quem ninguém larga da mão na hora de pedinchar vistos e abébias outras, que faça por eles, assim o ajude o senhor.... opsss, com letra grande desta vez. .. o Senhor. the Lord, ou God, como nas de um dólar !

Deus te abençoe Barack. Olha se o papá tem antes seguido o Obikwelu ?

2 comentários:

Vitor disse...

Bem que podias publicar este post em NYC…e caso fosse possível, chegar perto de um assessor do Presidente Barack, convidava-lo a vir até terra de tugas, para o senhor ficar a saber o que é verdadeiramente difícil governar um país, como o nosso…em três tempos ganhava a tarimba necessária para as grandes dificuldades que o aguardam ;-)

XR disse...

Mr Obama rapidamente chegaria à conclusão de que o nosso "jardim à beira-mar plantado" se assemelha estranhamente aos estábulos de Augias ...