domingo, 4 de janeiro de 2009

one day @ ... my kitchen and life !



- Pai, podemos acordar ?
- Já estamos meu filho, já estamos acordados.
- Então podemos sair da cama?
- Que queres de pequeno almoço?
- Hum, deixa ver .... panquecas, pode ser panquecaaaaas !


Hora pois de viver, salto da cama, passo na sala onde encontro o Rato de volta do computador e seu romance policial em embrião .... que queres de pequeno-almoço ? ... hum ... ovos mexidos por favor ... entro na cozinha, mal sabendo que dela farei meu escritório de vida e dia ... Sentados por ali os três, por entre syrup's, ovos com queijo philadelphia em torradas, arremedos de mocha java, começamos o dia ziguezagueando entre palavras inventadas do Kuka e jogos de magia do Rato. Acabado o repasto primeiro, loiça, tanta loiça para lavar, enquanto outros lavam dentes e a cara, as mãos e o rabo, que nisto de higienices não se facilita. Tudo lavado, pratos e corpos, começo a pensar num cigarro e café, se em casa se na BP, oiço ao longe o inconfundível som do Disney Channel, quando me entra cozinha adentro o ' meu mais velho ' com receita da Bimby acabadinha de sacar na net, impressa e tudo de modo a facilitar a minha ida às compras dos ingredientes necessários. Corrida à rua, Pingo Doce com filas tipo saldos do Harrod's, por ali não me governo, ai não mesmo, páro então para uma bica e cigarro calmantes, busco um Mini Preço escondido, compro o material listado, volto a casa e à cozinha, arrumo a loiça já seca e preparo-me com a bata de assistente de cozinha do Miguel. ' Dá-me isto e aquilo, mais aqueloutro, espera, já não, tem calma ..' , por entre as ordens vou limpando a bancada... ', ' Miguel, temos sempre de ir mantendo a coisa limpa ' ... ' Ok, mas passa-me a cebola, já descascada, claro ... ' e lá avançamos em passo certeiro até ao fricassé final, adoro ver o Rato a tomar conta das operações, o Kuka apareceu curioso e não escapou, encheu as mãos de farinha e nela passou os pedaços de frango como mandava o mano e a receita. Mesa posta, hoje por mim, minha vez claro, tudo à mesa, de novo conversas de gente pequena, média, de gente grande de volta a ser pequena, como reaprendo nestes momentos a minha altura de portos seguros, longinquos no tempo que não na memória de que faço arma. Tudo bem almoçado, com a tal de receita da Bimby e mais umas maçãs devidamente descascadas e cortadas aos pedaços, tomo um café inventado em intervalo à pressa, mãos ao lava loiças, tudo a escorrer, cigarro e finalmente me vejo sentado a ler as gordas d ' A Bola, tradição secular em vida minha. Pelo sim pelo não, deito olho ao tempero do lombo que espera ida ao forno mais para a noite, tem tudo e mais do que me lembre, alho e orégãos, pimenta preta e sal, azeite e vinho branco, tudo ao ataque entranhando-se por entre golpes estratégicos no naco, pego no pyrex e sinto-lhe o cheiro, de cozinha e vida, de filhos e conversas à mesa.
Não passaram duas horas, juro que não, mal passei as vistas pelo elefante do saramago em sua viagem .. ' Pai .. podemos lanchar? ' .... como é possível, lá estou de novo, torradeira em acção, um quer chá com leite, outro ao leite junta chocolate em pó, tão diferentes, tão iguais a mim, mais um ror de migalhas e loiça, devia ter um espelho por ali, sempre fazia introspecção enquanto gasto o superpop limão, tantos são os minutos que ali vivo, eu sei, bem sei, a máquina de lavar ali ao lado, feita decoração, mas é assim, sou assim, acho sempre que é num instante e fica feito. Olho as horas e já passam das cinco, usamos então a mesa para pinturas em mundo Crayon, do pai natal do mais velho para o mais novo, anda o Rato a encher a barriga de ' American Dad ' ... ' Pai, devias ver este, anda ver este ... ' , nem tento, mal faço menção de me mexer salta a sacramental ' Onde vais paizinho ? ' .. ' ... a lado nenhum descansa .. ' olho a parede, lá estão os ponteiros, quase sete, hora de aquecer o forno, preparar condições para nova tarefa/receita do Miguel, o risotto fica por conta dele, meu Deus os pratos de novo, parecem praga a saltar do escorredor para o armário, dali para a mesa, da mesa para o lava loiças, numa dança repetida de gestos de coisa banal e boa. Não passou uma hora e lá estamos, suculentos os pedaços, de lombo e conversas, de risos e perguntas de dificil resposta das bocas de um pinguço de cinco anos e pouco vs adolescente maior que eu, acaba a coisa com um pré-comprado gelado de unânime aceitação, derreto por um café último, mais seu amante cigarro, lá dentro lavam-se dentes, pôem-se pijamas, arrebanham-se histórias a ser contadas, oiço um zapping por entre a Fox e o AXN, sei que o dia segue dentro de momentos, deitando um, acordando outro que adormeceu no sofá, adormeceu sem sono, assim jurara pouco antes.

Desligo a televisão, vou apagando as luzes, o silêncio não me encanta, passo no quarto deles a dar um último beijo de boas noites, entro no meu e oiço o respirar do Francisco, que me vai convencendo que é só mais aquela noite a ficar por ali. Fecho os olhos, gostei do dia, tenho de descansar pois falta pouco para a luz aparecer de novo. E com ela os pequenos almoços ....

7 comentários:

Ana GG disse...

As mulheres em geral derretem-se com pais assim e eu, em particular, fico absolutamente rendida...também quero um pai destes para o meu filho, de preferência com a Bimby incluida no pacote.

;)

P.S. Que merda é esta dos links 4 this post?

Vitor disse...

Há alguém que nos é comum, que variadíssimas vezes me têm repetido: por vezes com os adultos porta-se tal qual uma criança, no bom sentido, claro…mas com as crianças dele, não há pai melhor do mundo…e pelo teu conto de um dia em família e, por já ter partilhado uns fim-de-semanas na Pocariça, entre almoços de despedidas e umas snookeradas com o Miguel como parceiro, o único defeito que te encontro é o teu” mau” perder. (metes as bolas com a mão) Lol…constato que a escrever e, como pai tás por aí.

Lá me alonguei no comentário, que porra de defeito, ou feitio ;-)

redjan disse...

ana: e afinal é um simples dia de se amar ser pai ... Já quanto à Bimby ... pois isso é uma questão de arranjares um ex que queira comprar uma e imaginá-la uma playstation mas com direito a arranjar um cozinheiro ajudante inesperado ! ;-)

ps: isto dos ' links 4 this post ' ... assim de repente, está ali desde que me lembro de começar a blogar, creio que é isso mesmo .. um link para fazeres copy&paste no caso improvável de quereres mandar o post a alguém...

vitor: tirando a parte de melhor isto ou aquilo, mais o 'mau' perder e a acusação torpe de meter bolas com a mão .... guess u right!

ps: alonga-te amigo, a coisa por aqui é de liberdades ...

Ana GG disse...

Por acaso, tal como eu imaginava e depois de confirmar com o Diogo, o ex tem uma Bimby...falta-lhe é tudo o resto!
:P

redjan disse...

O resto ... bem o resto é deambular pelos caminhos de pai solteiro! Seems easy, huh ?

Ana GG disse...

Seems easy!
(mas não é!)

Patrícia disse...

eu gostei. grande dia.