terça-feira, 20 de novembro de 2007

a oeste ... nada de novo mesmo !!




... ou uma fotografia em que ninguém ficou bem ??

Olho para a capa da ' Sábado ' desta semana, 15/21 nov, e pelo titulo em destaque cheira-me de imediato a tuguice da boa. Entro revista adentro, folheio e absorvo o artigo à capa chamado e pergunto-me como é que tanta gente consegue ficar desfocada na mesma pelicula. ' As ciladas secretas da PJ ' assim reza o apelo à leitura por parte de um povo que, bem sabemos, se pela por um enredo destes que supera de longe e aos pontos qualquer acidente com luzinhas do INEM ! E compra-se então 2,75 euros de jornalismo bravoduckista feito à medida de inanimados cidadãos. Lida a peça, a principal, lidas uma ou outra mais que tentem em desespero convencer-nos a gastar mais no mesmo ... espremida a questão, apetece apenas perguntar o que faziam por ali :

1º O JORNALISTA. Apresenta como trabalho de investigação, como peça das boas, um artigo que mais não revela que o relato de meia dúzia de deixas certamente caidas no seu colo através de fonte amiga lá da Policia. Isto dando por certo que não estaria nem no local nem nas imediações das situações em que descreve as ciladas armadas pela PJ à canalha banditesca. Fica assombrado com a esperteza da coisa, assombra-se consigo próprio também e arranja maneira de fazer a capa. Anda fraco o ânimo, a capacidade de investigar, curto o orçamento ou .... já vale tudo mesmo?

2º A POLICIA. Admitindo que tudo o que vem relatado coincide no todo ou em parte com a realidade, apetece perguntar porque raio é que o passador de dicas, a tal de fonte, resolve num golpe revelador de arrojo e inteligência, trazer a lume, melhor, a céu aberto, as manigâncias com que conseguiram apanhar, tornear, ultrapassar, caçar os bandidos em falso. Não passaria na cabeça do rapaz ou rapazes que não sendo a banditesca gente agora apanhada os ultimos elementos da espécie, estariam a avisar os próximos de como não deixar comer as papas em cabeças suas ? Ou pensariam as insignes tolas que a arraia não iria a duzentos à hora comprar a revistinha que à colação e em encarnado trazia o brinde publicitado ?

3º OS BANDIDOS. Ou melhor, presumiveis bandidos, pois que embora sabido seja que deram, fizeram, puseram, aconteceram, racharam e deram cabo, até transitar em julgado levam com o ' presumiveis ' antes, na senda de qualquer outro cidadão que tendo passado por estabelecimento de ensino em forma de 'campus' leva com o Dr. e/ou Sr. Engº no cartão de crédito. Não tendo certamente colaborado com, nem corroborado partes da brilhante peça jornalistica, o minimo que se lhes exige será o de na próxima vez que a algum lhe toque um interrogatório ou investigação pela proa, não caia na canção do bandido, perdão da policia, e se espalhe ao comprido depois de ver a solução do problema escarrapachada em publicas bancas, quase se como de um exame do secundário se tratasse ! Escutas, bluff's e teatrices de inspector, material a sair no teste !

NÓS: Nós, de cidadãos, pessoas que por aqui andamos, nós os Tugas, os gajos porreiros e solidários desde que não nos cause transtorno e o possamos declarar no IRS bem se vê. Que fazemos nós no meio de tudo isto ? Uns ... comprarão certamente a revista mais vezes, quem sabe se na próxima virão escarrapachadas ciladas ' updated ' aos irmãos Dalton e sus muchachos! Outros dirão que até deu para passar o tempo de espera no dentista enquanto passeavam os dedinhos em tão pusilânime artigo, pelo que .. deixa lá estar! Terceiros argumentarão que .... ' eh pá, mas é assim mesmo, queres o quê ? Entre isso e o regabofe das televisões ... vai lá vai !'.

Tremida pois a foto de fio a pavio .... mas recear o quê? Para a semana há mais garantido. Entretanto podemos ir vendo bocadinhos de televisão nos intervalos dos anuncios.

PS: Na mesma revista leio uma pequena peça sobre e à volta de VPV. Depois de na escola me terem ensinado que água e azeite não se misturam, realizo agora que a pessoazita com alguma cultura e à soma da mais pura idiotice com arrogância não acontece o mesmo! Principalmente se tal mistura se der num pequeno ser que se masturba intelectualmente falando para outros e tão pequenos seres. Que compram e gostam muito destas revistas com fantásticas capas de coisa alguma e vêem tantos anuncios na TV... porque ... porque .... porque sim !

10 comentários:

Lourenço Marques? disse...

Janjas,
Mui, mas mesmo, mui boa crónica!
Gostei.

Fazes ideia porque é que a Sábado sai à Quinta?

Abraço,

Anônimo disse...

Definitivamente uma fotografia em que ninguém fica bem.
Except for you.
Espírito critico, clarividencia, humor.....well done again Red.



E porque...enfim, porque sim....há coisas melhores de ler do que revistas....

Beijo de Gata

redjan disse...

Porque ao sábado as pessoas dormem mais e já têm a cabeça mais perto do lugar e pensam antes de ??

Cati disse...

"Bom" jornalismo tuga. À imagem do país em que vivemos, certo?!? Como poderíamos ter um jornalismo melhor se a nossa polícia, os nossos bandidos, os nossos governantes (desculpa, acho que me repeti...) fazem todos parte de uma cambada que fazem deste cantinho uma república das bananas?!?

Way to go Red! Gostei da crónica.
Um grande beijo.

Unknown disse...

Este Oeste não é tão Far... mas promete boas dissertações...
Logo tomo aqui um café curto!
Beijinho

Nandu disse...

Eu vi essa capa nos escaparates de uma gasolineira...
E confesso que li o artido de soslaio de forma a ver se interessava mesmo...
Por isso comprei a Visão!
Pelo menos tinha na capa algo como " Um dia na vida do nosso primeiro, embora não seja o primeiro para todos, mas que remédio terá de ser até arranjarmos outro... "
Uffffff.....
Mas o melhor foi depois de ler este post ter a certeza que ele devia figurar na imediata página a seguir a esse artigo sobre as " ciladas " da PJ, num verdadeito artigo de opinião...
Sim, porque também se dá tempo de antena a cada " opinian maker " que Deus me livre!

Um abraço!

Anônimo disse...

Por essas e por outras é que "a malta" se vai safando de ver o sol aos quadradinhos. Cá brinca-se aos policias e ladrões, brinca-se á politica, brinca-se ao dirigismo desportivo, etc... etc...!

Agora só falta publicar essa crónica na Visão, ou na Focus!

Abraço!

Anônimo disse...

Tuga n compares a Visão com a sábado, thanks!

Red escelente texto mesmo, sarcástico q.b. e objectivo, muito jornalístico, estilo impecável.

Vende tudo o que é argumento de novela e contenha figurantes, personangens, boatos, sangue, lágrimas e mistério ou afinal né o telelixo da T.V.I. que mais se discute nas nossas escolas?

Creio que te deu gozo ecrever este post e que os dedos te devem ter saltado das teclas vezes sem fim, simplesmente pelo motivo de qto a estes casos sentirmos impotência e revolta.

Um dia destes inventarão que a Maddie nem sequer existiu e que foi tudo histeria colectiva.

Um beijo pá

Wolf disse...

o problema, mesmo, é que é tuguice que os tugas gostam, é isso que vende...

Vamos imaginar um teste a um qualquer produto, em que o resultado é: 70% eficácia!

Não venderá muito mais dizer: Perigo, produto X é 30% Perigoso!!!

Sem mentir, leva-se para outro lado a coisa!

Great Job, na disertação da coisa!!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Muito bem escrito e observado. Também eu já tinha constatado (e indignado)o fosso enorme entre a promessa da capa e a realidade do texto afinal. Há tempos comprei uma capa d tipo" saiba porque teixeira Pinto deixou o Opus Dei" e afinal lá dentro - nicles batatóides. Ninguém põe ordem nisto? ah, eu deixei de comprar, ou pelo menos de comprar pela capa...