segunda-feira, 29 de outubro de 2007

à volta de coisa nenhuma !!

Percorro a Marginal a caminho de Lisboa e oiço na rádio a alusão feita noticia:
' .. a comunidade cientifica estudou, descobriu e concluiu que as mudanças de hora a que na transição verão/inverno nos obrigamos são ... prejudiciais à saúde .. '.

Fantástico ! A comunidade cientifica não desiste de nos surpreender, de nos presentear com estas ferramentas para vivermos melhor ! Beijos para ela então. Meus !
E agora fazemos o quê ? Dizemos aos rapazes e raparigas feitos cientistas que ficámos siderados e agradecidos com semelhante evolução do conhecimento ? Ou entramos a matar e ripostamos ... ' Hello ???? A mudançazinha nefasta da hora é para poupar um bocadinho de energia, daquela que fodemos à grande e à francesa noutras parvoíces !! Dahhhhh?? Querem ficar sem o subsidio para a investigação ?? '.
A mesminha comunidade de valentes há anos que percebe e grita alto que a casa está a arder, que cheira a fumo por todo o lado e um dia cai o tecto, ou sai tudo num frenesim de sobrevivência para pôrra de lado nenhum, tirando os espertos de Deus que já adiantaram por conta num terreno com vista para a terra, naquela Lua dum cabrão que todos as noites se promove num outdoor gigante, iluminado, romântico até ! E o que fez a agradecida e global aldeia das gentes ? Sim, sim, o pai já vem ... o ultimo que apague a luz e deixe um bilhetinho para os próximos !
Curioso é que quis a vida que a minha mudançazita de hora não fosse tão sazonal nem tão parca em ambição. Ando com elas para a frente e para trás à pazada. Com as horas bem se vê ... É de não ir jantar por se morrer de sono, de não se dormir por morrer de fome ! É ir e voltar, tomar banho e fazer malas num ajustar de software diário. Saudinha fodida devo ter mesmo ! Com esta é que a comunidade me arrasou. A cientifica claro, que a outra trata de diáriamente me atormentar nos limites das descobertas trovão!
Pergunto-me ainda se no estudo terão sido tidas em linha de conta duas questões que no meu quotidiano de vulgar cidadão me angustiam: foi a Quercus ou similar instituição consultada das possiveis tragédias ambientais que de qualquer modo afectam por efeito escada o descanso rotina da comunidade vegetal e animal que sem qualquer culpa na matéria se vêem em perigo de extinção fruto deste adiantar/atrasar do relógio dos humanos ? Incluiu a comunidade cientifica reguladora do inefável estado salutar das gentes, um estudo que esmiuçe um serão televisivo português? Em que para se chegar ao fim de uma série/filme/reportagem se vê a cobaia forçada a dar de barato uma noite em claro, onde para além do enredo da coisa, coisa de somenos, fica inteirada de como e onde gastar em fraldas, carros, seguros, créditos, descréditos, mais carros, mais seguros, fraldas de novo, shampoos, para a caspa e ou oleosidades, mais o programa do dia seguinte, de dois dias depois, e seguros, e bancos claro ... carritos ainda, créditozinho a isto e aquilo à distância de um empresta aí ... tudo num somatório de cientifica ficção marketinguiana ( palavrinha inventada pela comunidade literária agora mesmo ) em que o mundo compra, sorri e olha para o vizinho, vive para pagar e é feliz ???? Terá o estudo, na rádio anunciado em jeito de descoberta Nobeliana, sido ambicioso ao ponto de estudar o limite do ajavardar com as horas ? Terá a comunidade incluido estas nuances no seu estudo ??? Calhando não !

Chega a Marginal ao fim, viro à esquerda em Caxias, que se foda, sábado atraso uma hora! Deve dar para sobreviver !!

12 comentários:

Wolf disse...

foda-se se nao concordo absolutamente!

Mas acho só, que no fim, devias ter virado à direita, só para os baralhar!

Cati disse...

Hmmm... para trivial, saiu-te muito profundo... dasse!!!
Eu só sei que uma horinha a mais na cama me soube que nem ginjas... Agora se isso faz mal... deixa lá, o café, os cigarros, repirar!!! - TUDO FAZ MAL!

Beijo enorme!

redjan disse...

wolf: ia parar à agua ... e com uma a hora a menos de sono !!!

cati: e no entanto ... sabe bem .. ;-)

Cristina CN disse...

E a suposta "especialista" em sono entrevistada numa das nossas estções de Tv que disse que o maior probelma era as crianças passarem a ir para a escola ainda de noite ??? LOLOL É que é só precisamente ao contrário...

redjan disse...

cris: na escola de noite andou ela... ou seria da noite ??

Lourenço Marques? disse...

Onde é que eu assino????

S. disse...

1º tudo o que sabe bem faz mal.

2º gr8 post! Venham mais ;)

3º boa semana!

redjan disse...

lourenço & sof: ;-) ... more coffee ??

Dani disse...

Calhando, não! =)

Mudaste de estação de rádio?

Great post!

José Ceitil disse...

Não sei se foi da mudança de hora ou da mudança de rede ou da ventosga..., ou do buraco do ozono, só sei é que só agora é que tive rede. Viver nas Cardosas não é fácil.
Como já estou cheio de sono não consigo adiantar nada ao que escreveste. Muito bom.

redjan disse...

zé & daniela: bom saber que continuam por aí ...

Artur Guilherme Carvalho disse...

Dá-lhe, continua a "darle" com força, tá muito bom. das crónicas urbanas às short storys, das short aos contos e por aí fora, tens o caminho aberto. pianno,pianno chí va lontano. Abração
ARTUR